Perguntas Frequentes

Tire suas dúvidas sobre o WayPay. Se precisar, entre em contato com a nossa equipe.

Primeiros Passos com WayPay

  • Como criar uma Conta no WayPay?

    O procedimento para criar uma conta no WayPay é simples e rápido. Tanto para compradores quanto para vendedores, em poucos passos você já está pronto para usar a melhor ferramenta de pagamentos da internet.

  • O que o WayPay pode me oferecer?

    Para o seu negócio, uma forma inovadora e sem burocracia para oferecer os melhores meios de pagamento. Para os consumidores, uma ferramenta segura e acessível para efetuar transações em lojas físicas e virtuais.

  • Quanto custa usar o WayPay?

    Com o WayPay, você só paga quando efetuar transações. O custo varia de acordo com a forma de pagamento utilizada e o número de parcelas escolhidas, no caso dos cartões de crédito.

    Para o comprador não há custos.

Vendedores

  • Quais as formas de pagamento que posso oferecer através do WayPay?

    Parcelamentos pelos cartões de crédito em até 12 vezes:
    Visa
    Mastercard
    Elo
    Diners
    Aura
    Boleto bancário
  • Quando recebo o valor das vendas efetuadas através do WayPay?

    Plano Standard 30dias
    Plano Basic 14dias
    Plano Prime 7dias
    Plano Infinite 24horas
  • Como faço para verificar a minha conta?

    A verificação da conta é feita a partir do envio da documentação. Para enviar a sua documentação instale o aplicativo para iOs ou Android, efetue o seu login e clique no menu “Documentação”.
  • Qual a documentação necessária para verificar minha conta WayPay?

    Um documento com fotografia (RG ou CNH), um comprovante de endereço em nome do proprietário da conta e um comprovante de titularidade da conta bancária(extrato) cadastrada para o recebimento de transferências.
  • Como faço para transferir o valor de minha conta WayPay para minha conta bancária?

    Acesse sua conta WayPay utilizando seu login e senha, clique em Saque e em seguida no botão “Solicitar Saque”.

    Antes de solicitar um saque é necessário cadastrar a conta bancária de sua preferência na mesma tela.
  • Existe um valor mínimo para retirada do meu saldo no WayPay?

    Não existe um valor mínimo. A transferência pode ser feita com a presença de qualquer valor no saldo.
  • Quais os status das transações? E o que cada um significa?

    Aguardando pagamento - pagamentos que ainda não foram confirmados pelo banco.

    Em análise – transação que está sendo analisados pelo departamento de risco.

    Aprovado - pagamentos que estão aprovados para envio do produto.

    Concluída – transação com valor creditado na conta WayPay.

    Cancelado - pagamentos cancelados pela operadora do cartão ou não confirmados pelo departamento de risco.

    Estornada - pagamentos feitos por cartão de crédito que foram estornados ao comprador.

    Chargeback análise - pagamento que teve solicitação de chargeback por parte da operadora do cartão.

    Chargeback pago – ocorrência de chargeback que teve o valor pago para o vendedor.

    Chargeback debitado – ocorrência de chargeback que teve o valor debilitado do vendedor.
  • Posso alterar meus dados cadastrais?

    Sim. Por segurança é recomendado que todos os seus dados cadastrais estejam sempre atualizados. Caso as informações de endereço precisem ser alteradas, um novo comprovante deve ser enviado para o e-mail: waypay@waypay.com.br
  • Fiz meu cadastro de criação de conta. Já posso vender?

    Sim. Você já pode sair vendendo assim que executar a criação da sua conta. Para fazer a solicitação de saques é necessário estar com a conta verificada enviando os documentos necessários:
    - Documento de comprovação de identidade com foto;
    - Comprovante de endereço;
    - Comprovante de titularidade da conta bancária cadastrada no sistema(extrato).

Compradores

  • Recebi uma fatura com o nome da WayPay. O que isso significa?

    Caso esteja visualizando o nome WayPay na sua fatura, significa que você fez uma compra em um local ou loja virtual que utiliza os nossos serviços de intermediação de pagamento. Se você não se recorda dessa compra, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo a identificar o local ou loja virtual onde a compra foi efetuada
  • Paguei um boleto e ele ainda não foi confirmado. O que fazer?

    O prazo de compensação de boletos bancários é de 2 a 3 dias úteis após o pagamento. Esse é o tempo que o banco pode levar para nos enviar a confirmação de pagamento do boleto. Se você pagou e esse prazo já ultrapassou, entre em contato com conosco para que possamos confirmar o recebimento com o banco.
  • Comprei em uma loja virtual e paguei por WayPay. Como faço para obter informações sobre a entrega do meu produto?

    A WayPay é responsável pela intermediação dos pagamentos da loja virtual onde você realizou sua compra. Sendo assim, não temos acesso às informações sobre logística e prazos de entrega.

    Para obter informações sobre o andamento da entrega, é necessário entrar em contato com a loja onde a compra foi realizada.
  • Não recebi meu produto. Como posso cancelar o pagamento?

    Se o prazo de entrega do produto que você comprou já foi ultrapassado, entre em contato com a WayPay para que possamos realizar o cancelamento do pagamento.
  • Como funciona o cancelamento de um pagamento via WayPay?

    Se você não recebeu o produto no prazo estipulado pela loja virtual, você deve entrar em contato com a WayPay e solicitar o cancelamento. Nós enviamos uma notificação para o vendedor autorizar o cancelamento.

    Quando o cancelamento é autorizado, automaticamente notificamos a operadora do seu cartão.

    A operadora libera o crédito referente ao estorno na sua próxima fatura, ou na fatura seguinte, após a data de cancelamento em nosso sistema.

    Se seu pagamento foi feito por boleto, o valor ficará disponível em sua conta WayPay para que seja transferido para uma conta bancária de sua preferência.

Sobre a política de Chargeback

De acordo com regras de avaliação e monitoramento de desempenho da conta do VENDEDOR, estabelecidas pela WAYPAY, o VENDEDOR será informado, via e-mail, em caso de ações pós análise para correção de taxas, notificação de bloqueio de meios de pagamento, retirada da proteção de chargeback, notificação de bloqueio de acesso (definitivo ou temporário) ou outras que julgue necessário.

O VENDEDOR estará protegido do chargeback quando:

- Enviar comprovação válida de entrega de bem e/ou serviço, no prazo de 48 horas, quando solicitado pela WAYPAY;
- Comprovar a necessidade de participação do COMPRADOR na especificação de bem e/ou serviço, e este ainda não o tenha feito;
- Possuir Aviso de Recebimento do bem e/ou serviço assinado pelo COMPRADOR; - Informar o código válido do rastreio de envio de bem e/ou serviço, a ser confirmado pelo site dos Correios e/ou da transportadora responsável;
- Enviar cópia da nota fiscal emitida referente à transação realizada;
- Efetuar a entrega do bem e/ou serviço apenas nos endereços cadastrados na WAYPAY; e, - Enviar toda a documentação solicitada pela WAYPAY para que esta possa efetuar a contestação do chargeback.

O VENDEDOR será responsável pelo chargeback quando:

- Não enviar resposta às solicitações e questionamentos da WAYPAY, dentro do prazo de 48 horas, conforme cláusula anterior;
- Informar Aviso de Recebimento e código de rastreamento do bem e/ou serviço inválido e/ou sem assinatura do COMPRADOR;
- Efetuar a entrega do produto em endereço diferente daquele cadastrado na WAYPAY; - Efetuar o cadastramento na WAYPAY em nome do COMPRADOR e a contestação vir em nome do portador do cartão de crédito;
- Não efetuar o cancelamento por solicitação da WAYPAY de uma transação já aprovada, na qual posteriormente seja identificada fraude, informada pelo emissor do cartão de crédito, vindo esta a gerar chargeback;
- Estiver ofertando à venda bens e/ou serviços que não estejam de acordo com as descrições veiculadas aos compradores;
- Houver cancelamento da prestação de serviços sem aviso prévio e/ou sem informe de nova data a ser realizada;
- Houver políticas do VENDEDOR quanto à devolução de um bem e/ou do valor de um serviço, ou termos e condições de um contrato, tais como garantia de cem por cento de devolução em dinheiro por serviços não prestados, ou quando políticas de devolução não estão claras;
- COMPRADOR comprovar, via e-mail, que efetuou a solicitação do cancelamento da compra no prazo de até 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do bem ou serviço, como garante o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, e esta não for realizada pelo VENDEDOR;
- Entregues pelo VENDEDOR, os bens forem extraviados, avariados ou não puderem ser usados para a finalidade a que se destinavam;
- O portador do cartão de crédito comprovar, via Aviso de Recebimento registrado, que devolveu o bem ao VENDEDOR e/ou comprovar que houve tentativa de resolução do problema original com o bem e/ou serviço e não houve resposta do VENDEDOR;
- O VENDEDOR não divulgar, apropriadamente, possíveis atrasos na entrega do bem e/ou serviços;
- O VENDEDOR comercializar bens diferentes do informado e dos que constam no site;
- O VENDEDOR desmembrar o preço de uma mesma transação em mais de um lançamento, havendo quebra do valor que possa ser identificada pelo COMPRADOR como duplicidade de transação; e,
- Não encaminhar à WAYPAY a cópia da nota fiscal emitida referente à transação realizada.

A WAYPAY se reserva o direito de repassar os custos dos chargebacks ao VENDEDOR, sempre que: - o VENDEDOR não apresentar a comprovação de entrega da mercadoria ou serviço dentro dos padrões e prazos estipulados, conforme estipulado no item 8 dos Termos de Uso. Entende-se como “comprovação de entrega” protocolos devidamente assinados pelo destinatário, emitidos pelos correios ou transportadoras. O código de rastreio (sozinho) não comprova a entrega, somente a remessa da mercadoria.
- o produto / serviço foi:
- citado coletivamente pela sua má qualidade ou frequência de defeito;
- comprovadamente diferente do contratado, em qualquer aspecto;
- entregue parcialmente;
- devolvido ao VENDEDOR;
- entregue em local diferente do mencionado na transação de venda.
- se a transação de venda não subir para o sistema WAYPAY contendo os dados (variáveis) mínimos para realização da análise de risco:
- nomes completos do COMPRADOR e do titular do cartão;
- CPF do COMPRADOR e do titular do cartão;
- endereços cadastrais e de entrega;
- e-mail;
- telefones;
- IP e Device Finger Print do computador utilizado na transação;
- número do cartão de crédito;
- descrição da mercadoria / serviço adquirido;
- valor da transação.
- sempre que houver uma negociação prévia, junto à WAYPAY, prevendo que o chargeback será de responsabilidade do VENDEDOR.
Independente das cláusulas acima constantes deste item, as partes poderão convencionar regramentos adicionais ou celebrar contrato com regras próprias de chargeback.

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